Vice-presidente do Retiro dos Artistas, Zezé Motta tem filho adotivo que trabalha e mora na instituição. Conheça

 Zezé Motta é vice-presidente do Retiro dos Artistas e comanda a instituição ao lado de Stepan Nercessian, o presidente. O que muitos não sabem é que um dos filhos da atriz também trabalha lá. Robson Motta, de 42 anos, mora no local e vive em contato com os residentes há 15 anos.



Zezé Motta e Robson, seu filho Arquivo pessoal ( O Globo)

Ele nasceu em Nilópolis, na Baixada Fluminense, e foi abandonado ainda pequeno. Segundo Robson, sua mãe biológica o rejeitava por ter sido fruto de uma violência sexual. Ele morou algum tempo na casa de vizinhos, mas foi expulso e acabou ficando em situação de rua durante grande parte da infância:

— Fui acolhido por pessoas incríveis, mas eu sempre tive o sonho de ter uma família. Esperava que alguém passasse e falasse: "Vem morar comigo".

Ele conta que tudo mudou aos 15 anos, quando conheceu Zezé Motta. Ele, inclusive, tem o rosto da atriz tatuado na mão:

— Ela começou a conversar comigo e falei: "Sou um ex-morador de rua e estou vivendo em um abrigo. Meu sonho é ser adotado. Estou na fila, mas é muito difícil ser adotado já grande". Nessa idade você já começa a perder a esperança. Mas ali a minha vida muda completamente.

Robson ganhou três irmãs, Carla, Cintia e Luciana, também adotadas por Zezé:

— É espiritual. Ela não estava buscando nem inscrita para adotar. Para ela, o universo, os orixás e a vida vão apresentando os filhos. Cada um com uma história completamente diferente. E ali eu entendi que família é constituída por pessoas que a gente ama. Não é sangue. Deus me deu a oportunidade de montar a minha família. A figura de pai na minha vida veio pelo Stepan Nercessian. Falar dele é muito emocionante para mim.


Ao se aproximar de Stepan, que está à frente da instituição há 22 anos, Robson foi convidado para trabalhar no Retiro. Ele se define como produtor cultural:

— Tenho o entendimento de que tudo que aconteceu de errado na minha vida foi para eu chegar até aqui. O Stepan diz que sou o prefeito do Retiro, aqui me respeitam. Sou o cara que mora e fica 24 horas com eles. Todo mundo tem muito carinho por mim. Eu não considero trabalho, vivo tudo o que eu amo 24 horas por dia. Recebo salário, mas ele não paga toda a emoção que eu vivo aqui. A cultura me salvou, o teatro e a música me abraçaram. Ser residente do Retiro e fazer parte de um time que cuida disso tudo para mim é um sonho.

Veja como é a estrutura do Retiro dos Artistas: 































Fonte: Retiro dos Artistas e O Globo


































Comentários

Postagens mais visitadas